Confira a seguir 6 dicas de como se preparar para a entrevista de emprego!

 

Conseguiu aquela entrevista que tanto queira? E agora? Como se preparar nesse momento que antecede a entrevista de emprego? Será mesmo que não há mais nada que você possa fazer? Não se preocupe, neste artigo te daremos dicas infalíveis para você possa se preparar e saber tudo o que tem que fazer antes do processo seletivo. O que você faz antes da entrevista, te ajuda e muito, para que você possa ter resultados positivos durante a entrevista.

 

Pesquise sobre a empresa: pesquisar sobre a empresa é fundamental, porque durante a entrevista pode surgir perguntas sobre o que você conhece do empreendimento. Nesse momento o entrevistador vai estar avaliando o seu interesse pela vaga, uma vez que, candidatos interessados e bem preparados buscam o máximo de informações, principalmente sobre o local o qual ele deseja conquistar uma vaga de trabalho. Ter conhecimento sobre a empresa vai demonstrar que você é um candidato comprometido e engajado com o processo de seleção. Entre no Google e veja quem são os proprietários, como se deu a fundação, qual o principal produto/serviço de comercialização, informações relevantes que te façam se sentir confiante durante a conversação com os entrevistadores.

Pergunte informações para alguém que trabalha ou já trabalhou na empresa: melhor do que obter informações sobre a empresa pela internet, é captar informações direto da fonte, com pessoas que trabalham ou já trabalharam nesse local. Reflita e veja se você tem contato com alguém ligado à empresa e veja se ele sabe te informar nome do gerente, chefe de setores, nome das pessoas que vão fazer o processo seletivo, como foi o processo seletivo que ela participou. Procure obter informações que possam te beneficiar. Você pode analisar os funcionários e a empresa através do Twitter e do Lovemondays. O Lovemondays é um site que reúne opiniões dos funcionários, atuais e antigos, sobre a empresa. Mas atenção, é apenas para você tomar como base.

Que roupa usar: essa é uma dica que apesar de parecer bem simples, é algo fundamental para se prestar atenção. A roupa que o candidato usa durante a entrevista de emprego diz muito sobre ele, mostra o quanto ele tem respeito pelo local e o nível de percepção dele para com o mercado de trabalho. Para as mulheres, jamais use minisaias, chinelos, roupas decotadas ou que mostram as peças íntimas, passa um ar de desleixo e despreparo. Os homens jamais devem usar bermuda e chinelos ou estar com barba por fazer. Os profissionais bem preparados sabem que o estilo formal, calça jeans e camisa social é sempre a melhor opção, tanta para homens quanto para as mulheres. Os homens devem utilizar sapato fechado, cabelos sempre limpos, barba feita e perfume suave, as mulheres maquiagem no tom adequado, cabelos limpos, unhas limpas e perfume suave. Nesse quesito, menos é mais, nada de exageros.

Pesquise o local onde irá acontecer a entrevista: outro ponto muito importante para se fazer antes da entrevista de emprego é pesquisar o local onde irá acontecer a entrevista. Você pode utilizar o google maps e simular a ida até o local para ter uma noção de quanto tempo irá gastar de deslocamento. Programe-se para sair de casa com antecedência, pois imprevistos podem acontecer, e caso aconteça, você estará com um tempo extra para conseguir chegar no horário marcado. Caso chegue muito cedo, não vá direto para o local da entrevista, pode passar uma imagem de que você é uma pessoa ansiosa, então, aguarde em um outro local até a chegada do horário combinado, o normal é estar no local da entrevista com no máximo 30 min de antecedência.

Analise o seu currículo: essa dica é uma dica de ouro. A parte fundamental do seu currículo é a seção das qualificações profissionais e formação acadêmica, quanto mais cursos profissionalizantes você tiver, mais será as chances de conseguir a vaga. Saiba todos os cursos que contém no seu currículo, e o mais importante, tenha noção dos conteúdos que você viu nas aulas. É comum o entrevistador perguntar o que você aprendeu em um curso específico. Portanto, ele deve estar atualizado. A reciclagem do profissional é muito importante, devido as constantes mudanças e o uso da internet, o acesso à informação ficou muito rápido e fácil, o que faz o entrevistador pensar que só não estuda e se atualiza quem não quer. Se no seu currículo tem cursos de 5 ou 6 anos atrás, é hora de se movimentar e se atualizar, porque eles já não terão tanta relevância para o entrevistador como cursos feitos recentemente, cursos atuais passa a ideia de inovação e conteúdos atualizados e isso é tudo o que um entrevistador procura, candidatos preparados e qualificados. Na plataforma online do Pap Cursos e Concursos, você encontra vários treinamentos, todos com conteúdos atualizados e que te preparam para o mercado de trabalho.

Atenção às redes sociais: muitos entrevistadores quando recebem um currículo pesquisam também as redes socias do candidato. É uma forma mais rápida de conhecer um pouco mais sobre aquela pessoa e verificar se o que ela diz no currículo realmente tem a ver com o que ela posta nas redes socias. A rede social reflete a sua forma de agir e pensar, portanto, esteja sempre atento ao conteúdo que você publica.

 

DICA BÔNUS:

Faça um cadastro no Linkedin, que é uma espécie de currículo online, isso pode te ajudar na captação de vagas para o mercado de trabalho e facilita que possíveis entrevistadores entrem em contato com você.

 

Veja mais conteúdo sobre entrevista de emprego no nosso canal no Youtube, preparamos uma sequencia de 4 vídeos sobre como se comportar antes, durante e após a entrevista de emprego:

 

Facebook
Google+

Material inédito.

Baixe nosso e-book de como aumentar as chances de conseguir emprego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *