Confira a seguir 5 habilidades essenciais para trabalhar em equipe e conseguir um ótimo desempenho no seu trabalho!
Em artigos anteriores já mostramos qual o perfil dos profissionais que estão sendo contratados em 2019, e dentre essas habilidades está a capacidade de trabalhar em equipe. Mas você sabe como trabalhar em equipe? Pensando nisso, a equipe Pap Cursos reuniu as 5 principais habilidades essenciais para que você possa lidar com as pessoas no seu trabalho. Confira a seguir:
MENTE ABERTA: entender que as pessoas são diferentes, cada uma possui suas peculiaridades e vontades e o mais importante, aceitar isso sem querer que todos pensem como você é uma característica que faz a diferença na hora da convivência. É claro que as pessoas se juntam com quem elas possuem mais afinidade, mas em um trabalho em grupo não é necessários os membros serem melhores amigos, apenas que se respeitem e possam conversar e encontrar soluções para os questionamentos no trabalho e assim possam manter uma boa convivência.
BUSCA PELO AUTOCONHECIMENTO: quando você possui autoconhecimento você sabe aquilo que mais te incomoda e sabe quando está próximo de perder o controle. Ter esse controle sobre suas emoções pode evitar muitas situações desagradáveis, porque você vai perceber quando algo está te irritando além do normal e poderá tomar alguma atitude para evitar determinada atitude constrangedora que possa se arrepender depois. Portanto, estude sobre você, faça testes para que você possa conhecer suas preferências e o que mais te irrita, assim, você poderá controlar seus sentimentos e evitar os conflitos em grupo que possam surgir.
CAPACIDADE DE SE COMUNICAR: a forma como você transmite a mensagem para os seus colegas de grupo e qualquer pessoa que esteja com você é muito importante. Existem formas de falar e fazer pedido para outras pessoas. Não venha com essa de que: “ah, fulano achou que falei de forma grossa com ele, mas é meu jeito de falar, eu sou assim”, se você já recebeu várias notificações da forma como você trata as pessoas, é bom começar a se policiar para evitar mais aborrecimentos. Todos gostam e merecem ser bem tratados.
CAPACIDADE DE ENVOLVER PESSOAS: saber lidar com todas as pessoas, ouvir as opiniões de cada um e interagir, fazendo com que todos se sintam parte do grupo, é importante para que novas e boas ideias possam surgir.
RESILIÊNCIA: que é a capacidade de passar por situações difíceis sem se abalar drasticamente, saber se recompor depois de tempos difíceis. No trabalho em equipe, é primordial manter o controle.