Confira quais as principais dicas para aumentar as chances de conseguir um emprego!
Quais são as principais dificuldades que os jovens encontram para ingressar no mercado de trabalho? Como minimizar essas dificuldades? O que fazer para conseguir um emprego? Como crescer no mercado de trabalho?
Se você já fez alguma dessas perguntas ou pensou algo parecido, fica ligado nesse conteúdo que preparamos para você, ele vai esclarecer essas dúvidas e te orientar em cada situação.
Após muitas pesquisas e análises de mercado, descobrimos que existem algumas questões que os candidatos estão deixando de lado na hora de procurar um emprego. Neste artigo, você vai descobrir o que está te impedindo de conseguir um ingresso ou recolocação rápida no mercado de trabalho. Os principais fatores são:
1º – Falta de qualificação
Apesar do acesso à informação está muito mais fácil depois da internet, muitas pessoas ainda continuam sem qualificação. Com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido, uma das formas de você garantir não ficar para trás, é através da qualificação. Reflita, quem não gostaria de investir, por exemplo, R$ 300,00 em um curso, e receber R$ 1.000,00 após conquistar um emprego? É justamente assim que você deve pensar antes de comprar um curso, não é um gasto, é um investimento! Mas muitas pessoas não pensam dessa forma, e acabam ficando para trás no mercado de trabalho. Por isso, invista em cursos, sejam eles cursos rápidos, profissionalizantes, palestras, cursos técnicos ou graduação.
A qualificação profissional te possibilita concorrer a uma vaga e evita que você seja descartado pelos entrevistadores na etapa do currículo, uma vez que, pessoas que não tem qualificação não são nem chamadas para participarem de entrevistas de empregos.
2º – A inexperiência na procura do primeiro emprego
Este é um ponto que sempre gera muitas dúvidas. O jovem concluiu o ensino médio, fez cursos de qualificação profissional e agora deseja um emprego, logo nas primeiras tentativas de ingresso no mercado de trabalho ele já se depara com um problema, que é a falta de experiência. Mas como conseguir experiência se você nunca trabalhou e ninguém dá a oportunidade de conseguir o primeiro emprego? Parece injusto, né? Mas vamos te explicar direitinho porque isso acontece.
Os responsáveis pelas empresas têm medo de contratar alguém que possa prejudicar o nome do negócio, por isso, muitas vezes exigem pelo menos um pouco de experiência do profissional que busca a vaga. É ai que surgem as vagas como menor aprendiz e os estágios, muitas vezes não remunerados, que você tem acesso ao fazer algum curso profissionalizante. O estágio não remunerado vai te preparar para o mercado, te dando a oportunidade de colocar em prática tudo o que você viu durante os cursos que você fez, além de adquirir a tão sonhada experiência e ao final do estágio, você ainda tem a oportunidade de conseguir um emprego. Tudo isso porque o empresário vai reconhecer seu empenho durante o estágio, vai perceber que mesmo não recebendo remuneração alguma você deu o seu máximo e desempenhou as funções com excelência, e então ele vai querer te contratar. Essa é uma técnica comprovada, os alunos do Pap Cursos recebem carta de estágio e muitos conseguem emprego logo após esse período.
Para você comprovar o que estamos falando, saiba mais sobre a carta de estágio no nosso canal no Youtube, onde você pode conferir os depoimentos dos nossos alunos. É só entrar no Youtube e digitar: Pap cursos depoimentos. Ou clicar no link a seguir:
https://www.youtube.com/results?search_query=pap+cursos+depoimentos
3 – Currículo mal elaborado
Como você já deve imaginar, a etapa de seleção do currículo é o primeiro contato com o entrevistador. A maioria dos candidatos são descartados nesse momento, geralmente porque o currículo não tem uma sequência correta dos dados, não possuem a qualificação necessária para o cargo, possui erros ortográficos ou os candidatos colocam informações desnecessárias.
Como o entrevistador recebe muitos currículos, ele não vai perder tempo tentando identificar se você é ou não um candidato qualificado, ele vai observar os currículos rapidamente e selecionar os melhores, para aí sim poder marcar a entrevista e fazer uma avaliação completa. Por isso, essa é uma etapa muito importante, é a chance de você conseguir avançar mais um degrau no processo seletivo. Para te ajudar com isso, preparamos um modelo de currículo para você baixar e uma vídeo aula gratuita de como elaborar um currículo eficaz, clique no link a seguir para baixar:
https://www.youtube.com/watch?v=ne9Ngu4HSLw
4 – Erros na procura do emprego
A paciência é fator fundamental na busca por trabalho. Muitas vezes o candidato entrega currículo em 5 ou 10 empresas e acha que já é o suficiente, o ideal é aprimorá-lo com alguns cursos de qualificação na área a qual você está se candidatando, quanto mais melhor. Busque se destacar e entregar o máximo de currículos possíveis (nós aconselhamos no mínimo 40 currículos no prazo de 15 dias), assim você aumenta as chances de ser contactado para participar de entrevistas e poder ser contratado. Quanto mais currículos você entregar, aumentam suas chances de participar das entrevistas, por consequência, conseguir um emprego.
ATENÇÃO: Ao chegar em uma empresa para entregar seu currículo, não entregue a qualquer pessoa ou a qualquer funcionário, pode correr o risco dele não chegar às mãos da pessoa que deveria. Procure pelo gerente ou responsável pela empresa, e verifique se eles estão recebendo currículos.
5 – Networking
Tenha uma rede de contatos a qual o pessoal possa te indicar para trabalhos e onde vocês possam trocar conhecimentos e experiências. Assim se torna mais fácil saber das vagas disponíveis. Uma rede social muito útil é o Linkedin, é onde você coloca o seu currículo online.
Veja no nosso canal no Youtube o vídeo sobre como conseguir o primeiro emprego:
Muito bom!
Muito bom essa 5,estou fazendo curso e tenho certeza que essas dicas vão me ajudar muito futuramemte dicas parabéns ao pap
Muito Obrigada, Moacir!